segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Buraco E Mais Embaixo

Uluwatu

E pra nao dizer que e pouco, eu digo que e muito. E eu sei que esse muito so depende do meu ponto de vista e se e ele que vem por meio dessas palavras... la vamos nos...

Novo comeco, novo dia, nova praia... Balangan. A praia que tem ondas mais perto de onde estou.

Peguei minha motinho, meu capacete, minha canga e fui. A prancha nao foi dessa vez. Eu queria olhar o mar, ver o que me esperava.

Nao sei o que mais me impressionou: as ondas grandes, rapidas, realmente para mim dificeis; ou se foram os nativos tomando banho de roupa e se aglomerando perto de mim pra tirar fotos, acho que meu biquini brasileiro e as gordurinhas acumuladas nos lugares estrategicos chamaram a atencao deles.

Eu nao sabia se ficava brava ou ia fazer a alegria da rapaziada tirando um monte de fotos com eles.

Por sorte ou azar... Nesse momento entrou uma serie de ondas gigantes e eu acabei mudando o foco e continuei curtindo a praia.

Passei la a tarde toda. Foi o primeiro dia dedicado ao estudo teorico das ondas.

Ainda estava na areia quanto se aproximou um brasileiro que vive no mundo ha mais de 20 anos, sendo q os ultimos 15 na Australia.

Me deu varias dicas de lugares para ir em Bali e tal, ja e a quinta vez dele por aqui.

Voltando pra casa passei por um mercado e vi que tinham pessoas andando na perna de pau. Eu nao acreditei. Parei e fui falar com eles.

Sou aprendiz circense, o bichinho do circo me pegou, agora ja era.
Peguei o telefone deles e eles me convidaram pra treinar no studio onde praticam.

Quando cheguei no restaurante para jantar...
Encontrei tres brasileiros...eram amigos do Darsa (Sinira, Melo e Coelho).

Conversando... descobrimos que, nesse dia, tinhamos passado pelos mesmo quatro lugares: um outlet, mercado, macstore e balangan. O universo conspirou pra q a gente se conhecesse e no final do dia, conseguiu! Estavamos juntos trocando varias ideias.

Eu precisa agora de alguem pra me iniciar nas ondas de Uluwatu, e foi o Coelho, um desses tres amigos do Darsa que eu conheci no restaurante.

No dia seguinte, estava eu em Uluwatu com minha botinha nova nos pes, pisando nos corais de Bali e entrando no primeiro mar realmente casca grossa da minha vida.

Fiquei umas tres horas dentro d`agua e nao peguei onda, nenhuma.

A mare tava seca, o mar com um tamanho, eu fora do rip, com quase 2 meses sem surf consistente e o fundo afiadinho.

Remei, cantei, entrei em sintonia com o mar, eu tava la.

Um baiano se aproximou e me deu varias dicas... dos melhores lugares pra ficar... posicionamento mesmo.

Mas nao adiantou. Era pavoroso imaginar a quase nula profundidade e possibilidade quase certa de vacar num drop daqueles.
Eu nunca tinha surfado com aquela prancha, eu nunca tinha surfando de botinha, eu nunca tinha surfado com o cu na mao desse jeito.

O Baiano foi meu companheiro por dois dias. Me levou num japones incrivel e numa praia chamada Dreamland, praia linda, estilo Tailandia. Com um fundo mais macio, um drop mais possivel.

Comecou a funcionar depois das 16h com a mare vazia. Da agua so sai 18h30. Foi bom! Exercicio de humildade, depois de tantos anos surfando, entender que o buraco aqui e mais embaixo e que meu aprendizado so esta comecando.
Consegui umas marolas.

O Baiano passou nessa trip pra me encaminhar nos primeiros passos, agora ele ja vou buscar as ondas gigantes e tubulares de que mais gosta. Boas ondas meu amigo e valeu pela forca.

EXTRA

Comentario de um amigo carioca do arpex, depois da sessao em Uluwatu:

Raquel, se voce so nao conseguiu pegar onda esta otimo.
Voce saiu no lucro.
Se voce conseguiu sair sem se esfolar, sem bater a cabeca no coral, sem quebrar um braco ou uma perna, sinta-se feliz.
Voce so nao conseguiu pegar uma onda.
Voce esta muito bem!!!

4 comentários:

  1. caraca quelzinha fantástico o seu depoimento!!!
    parabéns pela forma divertida de escrever!
    adorei!!! espero que fique eternamente na memória essa viajem alucinante!!!
    um beijo grande do mai frem!!!!

    ResponderExcluir
  2. vc é o meu único livro que nunca foi inscrito...pois sempre ensinou e continua ensinando com a própria alma...qualquer página de sua vida nos mostra as incríveis possibilidade que a maravilhosa e linda VIDA nos oferece...ISSO É FANTÁSTICO...psicólogos , psiquiatras, filósofos e pensadores deveriam te conhecer melhor...pois assim teriamos a oportunidade de eternizar nas grandes universidades da vida,a incrivel mulher menina, que atravessou todos os códigos e medos de sua geracão para mostrar que a felicidade não esta apenas no mundo em que vivemos ...mas no mundo em que somos...obrigado MÃE VIDA... por materializar a felicidade em uma pessoa, para provar que ela existe e pode ser conquistada por qualquer um ,em qualquer tempo, em qualquer circunstância, em qualquer lugar e a qualquer preco... OBRIGADO MÃE VIDA POR RAQUEL POTÍ.

    ResponderExcluir
  3. Maissss maisss maissss historinhassss!! To adorandooo e muiiiitoooooo!!!!! Fico entrando toda hora pra ver se vc ja atualizou... Maisss maisss maissss Bjsssss metadinhaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. estamos aprendendo com vc a amar cada vez mais a natureza e a sentir mais prazer em viver!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir